terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mundial sub 20. Trinta pré convocados para a segunda fase.

Notas prévias. Não foi possível ver jogos da selecção de França. As selecções africanas também não foram vistas, porque este é um exercício que pretende adivinhar potencial, e não habilidade actual. Exceptuando a Espanha, de quem foi possível observar a totalidade dos jogos, todas as outras foram alvo de apenas duas observações. No final tentarei trazer as escolhas definitivas, que poderão ser substancialmente diferentes.

Para si que segue o Mundial Sub 20 na Colômbia, ficam aqui 30 pré-convocados a quem vale a pena, nesta segunda fase que se iniciará hoje, deitar o olho e com paciência, opinar por aqui.

Guarda Redes

Mika (Portugal)
Jack Butland (Inglaterra)

Defesas Direitos

Danilo (Brasil)
Cédric (Portugal)

Defesas Esquerdos

Planas (Espanha)
Quinones (Colômbia)

Defesas Centrais

Bartra (Espanha)
Juan (Brasil)
Nuno Reis (Portugal)
Pezella (Argentina)
Franco (Colômbia)

Trincos

Oriol Romeu (Espanha)
Récio (Espanha)

Médios

Canales (Espanha)
Isco (Espanha)
Koke (Espanha)
Óscar (Brasil)
Roberto Pereyra (Argentina)
Ortega (Colômbia)
Casemiro (Brasil)
Coutinho (Brasil)

Extremos

Luque (Argentina)
Iturbe (Argentina)
James (Colômbia)
Daniel Pacheco (Espanha)
Lamela (Argentina)
Caetano (Portugal)

Avançados

Rodrigo (Espanha)
Nelson Oliveira (Portugal)
Muriel (Colômbia)

9 comentários:

Vitto Vendetta disse...

Estou a viver sozinho à cerca de uma semana (motivo, mudança de cidade)... só sei que vou continuar a sentar o meu cuzinho de gordo que foi à baliza a buber umas mines enquanto vejo o jogo! Viver sozinho é o AÇO! E vivam os Sub-20 que me têm acompanhado nesta saga!!!

venis disse...

dois... a viver sozinho e a buber mines eheh ahah mas vejo mais flicks que jogos da bola...

João Mendes disse...

Ainda não adormeceste Vitto? Estes 45 minutos estão a ser terríveis!

PB disse...

pior que miserável.

De há uns anos para cá que os seleccionadores das camadas jovens devem valer pouco mais q 0. É vergonhoso o que se vê...e não é só desta equipa, as equipas de fut jovem em Portugal tem sido todas assim...

Quando na saida de bola se tem 2 centrais a 5,6 metros um do outro (basta um adversario para tapar a saida a 2 jogadores lol), e é o lateral q vem ao vertice da area receber a bola (enquanto os centrais parece q tao juntos a jogar as cartas)... nem na distrital ha equipas tao más tacticamente. Sem exagero.

PB disse...

A Espanha ou o Brasil nunca deixariam de ganhar por menos de 5 a estes e aos da N.Zelandia q tb só ganhamos por um... ver isto é espirito de sacrificio...

João Mendes disse...

Foda-se e eu tive muito hoje... acho que sábado já nem arrisco!

Estes gajos será que treinaram alguma vez?

Eu que treinei na distrital tinha vergonha de ver uma equipa minha a fazer um jogo deste. 80% das tomadas de decisão com bola foram más, 90% das sem bolas foram nulas... tacticamente? O que é isso para estes gajos!

Ainda bem que há umas mines!

PB disse...

João, sábado vale a pena.

Vi 2 jogos da Argentina. Primeiro jogou Lamela e Iturbe

Segundo, jogou Iturbe e Luque (Lamela tava castigado)

Fiquei completamente louco com o Luque (2 anos mais novo q qs todos os q tao no mundial)

E n fui só eu. Já fui ver a equipa da Argentina hoje e o Iturbe já não jogou (No tal jogo que fiquei maluco com o Luque, o Iturbe apesar daqueles pormenores q definem mt potencial, teve bastante mal...)

João Mendes disse...

Eu digo isto, mas claro que sábado vou ver! E assim já sei que não perco nada... mas é dose estar 90 minutos a tentar ver algo (colectivamente) de bom e não haver nada de nada!

Nuno disse...

Não tenho acompanhado a competição (vi apenas partes de jogos da Argentina e de Portugal), mas conheço bem a equipa da Espanha, e a maioria dos jogadores portugueses. Da Espanha, destacaria principalmente o Oriol Romeu, o Canales, o Dani Pacheco (sobre quem tenho muita curiosidade), o Marc Bartra e o Carles Planas. O Planas, então, é um lateral-esquerdo de quem espero alguma evolução. É o típico lateral em quem não se aposta, por não ser agressivo nem impetuoso, e por não correr o corredor todo feito maluco, mas que percebe muito bem, com bola, aquilo que tem de fazer.

Sobre Portugal, o Ilídio Vale é pré-histórico. Acabar o jogo com a Guatemala a defender com 5 jogadores e levar bolas ao poste não lembra a ninguém. Para além de fraca em termos colectivos, esta selecção é também muito modesta em termos de individualidades (os sub-21 actuais são francamente superiores em talento). A meu ver, há 3 jogadores muito talentosos: Nuno Reis, Caetano e Nélson Oliveira. Depois há 2 de quem se fala em demasia, mas de que não consigo apreciar as qualidades e que acho que estão valorizadíssimos: o Cédric e o Sérgio Oliveira. São jogadores que podem evidentemente dar alguma coisa, mas em que se depositam mais esperanças do que se devia. O resto é muito fraco. O Mika não conheço bem e dou-lhe o benefício da dúvida, mas há ali jogadores que não são nada. O Mário Rui, o Roderick, o Danilo, o Saná, enfim...